Mitos & Dúvidas

Mitos e dúvidas comuns

Conheça algumas das principais verdades e mitos sobre o consumo de sorvete:

Sorvete engorda?

Se comparado com outros alimentos do dia-a-dia, o sorvete é muito menos calórico do que se imagina. 100 gramas de sorvete de creme tem apenas 186 calorias contra 388 calorias do pão torrado. Para quem quer abusar das delícias geladas sem se preocupar, pode se deliciar ainda com os picolés de fruta à base de água. 

Os picolés à base de água possuem valor calórico baixo e são igualmente deliciosos.
Mas o sorvete não é apenas um refresco ou uma simples sobremesa, é um alimento. Além de ser rico em cálcio, ferro e outros nutrientes, as delícias geladas são compostas de vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e K. Ou seja, é tão nutritivo quanto outros alimentos.

Pode tomar sorvete no inverno?

O sorvete não faz mal à saúde e não causa gripe, já que a gripe é a ação infecciosa de um vírus. O único cuidado que se deve ter quanto à ingestão de alimentos e bebidas geladas, é quando a pessoa já está doente. Mas o sorvete também é aliado da saúde da garganta. 

Em situações pós-operatórias os alimentos gelados, como sorvete, são aconselhados aos pacientes porque o frio ajuda a evitar sangramento.

Sorvete faz mal à saúde?

O sorvete não causa nenhuma doença e ainda é um alimento rico em cálcio, proteína e vitamina A.

Como saber quando um sorvete sofreu alteração?

Se o seu sorvete apresentar formação de grandes cristais de gelo, significa que o produto sofreu descongelamento e foi recongelado. Esse é um dos problemas mais frequentes e que altera significativamente as características do produto. 

Saiba como reconhecer um bom sorvete:

Observe a cremosidade, a consistência firme e a textura macia. Na degustação sinta a temperatura. Se o sorvete é excessivamente gelado significa que é pobre em ingredientes. Ele deve possuir uma cor natural que lembre o nome do sabor do sorvete. Os de fruta devem conter suco e/ou pedaços de fruta.