Paviloche >

3 sinais de que você tem restrição alimentar ao sorvete e 1 dica de como não cortá-lo

3 sinais de que você tem restrição alimentar ao sorvete e 1 dica de como não cortá-lo

Alergia é bem diferente de uma intolerância alimentar e você pode não precisar evitar totalmente o sorvete.

Restrição alimentar ao sorvete? Alergia é bem diferente de uma intolerância alimentar e você pode não precisar evitar totalmente o sorvete.

Quando o sol e o calor maltratam, a primeira coisa que você pensa é no sorvete.

Era um sorvete também o lanche que você dividia na hora do recreio, na escola. É ‘sorvete de casquinha e cobertura de morango’ o que adocica a sua boca antes de dar um beijo na pessoa de que gosta e era um pote de sorvete provavelmente o que você “subtraiu” da geladeira, enquanto sua mãe estava fora. 

Hoje, porém, com as restrições alimentares ficando cada vez mais comuns no mundo, muita gente teve que abandonar o delicioso BFF. 

O sorvete genuíno tem leite e creme como ingredientes primários, e algumas receitas também incluem ovo. Leite, ovo, manteiga, nozes e amendoim são alguns dos principais alérgenos alimentares, e outros ingredientes, como cereais, podem conter glúten e tremoço.

Para quem sofre de uma desordem do aparelho digestivo, os efeitos desses componentes não são agradáveis, mas mesmo essas pessoas não precisam virar refém de uma dieta totalmente restritiva

Este post segue nesse sentido, pois nós da Paviloche queremos ajudar você a identificar suas intolerâncias e alergias e contribuir para que volte a ter momentos felizes – sem crise – comendo o que gosta. 

Intolerância não é alergia a alimentos

A intolerância à lactose (ou ao glúten) e a alergia a laticínios soam muito parecidas. E muita gente pensa que são a mesma coisa. Mas, como elas são causadas – e como elas afetam seu corpo – são bem diferentes.

A intolerância envolve o sistema digestivo: se você a tem, é porque seu corpo não produz a enzima necessária para digerir a lactose. Isso significa que você ainda pode consumir laticínios se tomar algumas medidas para ajudar seu organismo na digestão.

Já a alergia envolve o sistema imunológico: se você a tem, seu corpo reage às proteínas do leite e de outros produtos lácteos, como o sorvete, como se fossem invasores perigosos. Uma reação dessa pode ser de leve a grave – com dificuldade respiratória e perda da consciência.  

1. Inchaço, diarreia, náuseas e gases

Esses são os sintomas mais comuns entre as duas desordens. Mas a alergia causa reações também em outras partes do corpo, incluindo a pele e os pulmões:

  • Irritação na pele
  • Urticária
  • Inchaço, muitas vezes nos lábios e rosto
  • Chiado
  • Aperto na garganta
  • Problemas para engolir

Se você estiver experimentando os muitos sintomas que acompanham uma intolerância ou alergia alimentar, converse com um médico e faça o teste de alergia. Isso é muito importante para ajudar a entender qual relação você terá com o sorvete.

2. Mudança de peso

Há vezes também em que a sensibilidade está ligada ao glúten, que, mesmo sendo super associado à perda de peso, coceira, dores musculares, problemas gastrointestinais, tontura e aos gases, pode aumentar o risco dos celíacos desenvolverem outras doenças autoimunes. 

Por isso é importante evitar uma exposição constante de alimentos com trigo, cevada, centeio, aveia e derivados.

Para os dois casos, doença celíaca e intolerância à lactose, o tratamento seria o corte dos alimentos com glúten e lactose. Mas, atualmente, existe uma grande variedade de alternativas sem essas proteínas que você pode consumir.

3. Reações recorrentes

Se você tem alergia ou intolerância a laticínios, lactose, glúten ou outros compostos, é provável que seu corpo tenha reações recorrentes ao sorvete tradicional. Logo, nosso melhor conselho – de novo – é para que procure um médico e conte todos os seus sintomas a ele. 

Isso significa que você terá maior noção de o que pode e o que não pode comer.

4. Afinal, quais sorvetes dão para quem tem restrições alimentares?

Com certeza se você chegou aqui,é porque quer voltar a sentir aquele prazer de sentar na frente de um filme romântico, tomando seu sorvete Paviloche favorito. E você pode mesmo fazer isso, com a nossa linha Saudável, que traz opções sem lactose, zero açúcar, baixo sódio e sem glúten

Quer mais detalhes? Vai na página e tira uma casquinha 😉

[banner Fit me]

Compartilhe nosso post!

28 de janeiro de 2022

Nem só de sorvete vive o homem. Mas bem que não seria ruim, hein? Todo mundo adora sorvete e tem um porquê! Aqui estão as razões para você tomar um hoje.