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Sorvete é bom para sua dieta? Informações nutricionais e muito mais

Sorvete é bom para sua dieta? Informações nutricionais e muito mais

Já é senso comum que comer sorvete é contraindicado para quem faz dieta. Mas o que acontece se você escolhe consumi-lo no pré-treino?

Quando você pensa em sorvete, você se imagina saboreando um Gran Cookies Paviloche sabor creme com cobertura de chocolate, na praia, em um dia quente de verão, certo? (É, nós sabemos). Será que ele é bom para a sua dieta?! Vamos descobrir.

Por mais delicioso que o sorvete possa ser, é provável que você nunca tenha o considerado como um componente de uma dieta saudável.

Acredite ou não, na circunstância certa a iguaria láctea pode ser consumida como pré-treino; tem potencial para ajudar a construir músculos; a reduzir riscos de “recaídas” durante o regime; e a perder peso (sim).

Então, é surpresa ou é bom demais para ser verdade?

Dieta e exercícios físicos

Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, frutas, cereais, fibras e proteínas geralmente é o caminho mais saudável a seguir.

Ligada a exercícios físicos regulares e ingestão de líquidos, essa abordagem de bom senso certamente vai trazer os resultados que você procura.

As guloseimas geladas, como sorvete e picolé, são boas quando você segue uma dieta e consome esses alimentos com moderação. 

Claramente, quando as pessoas não estão se sentindo privadas e desfrutam de algo que amam, é mais provável que continuem a busca pela perda de peso.

Tudo que é proibido dá mais vontade de comer”, lembra a nutricionista esportiva e bariátrica, Karen Cristina Ribeiro, que colaborou com a Paviloche para a produção deste conteúdo.

Mas e aí, quais as opções de sorvete mais saudáveis?

Ao escolher um sorvete, a indicação da especialista é se atentar para os ingredientes e optar por aqueles à base de água e frutas, zero açúcar, baixo em gorduras trans e sódio.

Conheça mais das linhas Saudável, Premium e Clássicos Paviloche.

Outra opção bastante conhecida mistura sucos de frutas sem açúcar ou banana congelada batida com morango, kiwi e manga, por exemplo. Fica parecido com sorvetes de “massa”.

Além disso, seja os sorvetes Paviloche ou a iguaria láctea preparada em sua casa, evite complementá-los com ingredientes calóricos como caldas, leite condensado ou confeitos.

Para evitar excessos e manter a dieta equilibrada, experimente produtos pré-porcionados, como um picolé ou uma bola de sorvete. 

Aliás, em outro artigo explicamos que uma bola de sorvete equivale ao pãozinho do café da manhã ou ao ovo frito do almoço, mas vale lembrar que embora essas variedades tenham baixo teor de gordura, açúcar e mesmo calorias, elas não substituem alimentos ricos em nutrientes em uma dieta de restrição calórica.

Muito mais sobre dieta com sorvete: prós e contras

Pró: Fonte de vitaminas e minerais

Uma colherada e você obterá doses de cálcio, vitaminas A e D, entre outros, mas enquanto nutrientes necessários para o corpo, a quantidade pequena no sorvete é acompanhada por uma boa dose de gordura e açúcar. Então cuidado.

Contra: Você pode sair da ‘medida certa’

Se levarmos em consideração apenas a presença do leite, açúcar e manteiga, é possível afirmar que consumir sorvete em excesso engorda e pode também causar um aumento moderado no açúcar no sangue.

Pró: Existem maneiras de tornar o sorvete mais nutritivo

Para revestir o seu sorvete de uma maneira mais saudável, adicione frutas frescas, nozes picadas, sementes de chia, banana, abacaxi ou cereais crocantes. Elas não só agregam sabor e textura, mas também aumentam as vitaminas, minerais e fibras. 

Contra: Exageros podem elevar riscos de doenças

Aqui você teria que pisar com força na jaca. Mas como os nutricionistas explicam, comer qualquer alimento que contenha açúcar e gordura saturada, de maneira indiscriminada, pode aumentar o risco de doenças cardíacas, obesidade, colesterol alto e diabetes.

Pró: Melhora o bem-estar da mente e do corpo

Sentindo-se alegre? O sorvete pode gerar um impulso temporário de humor que começa com a primeira lambida. Isso ocorre porque os centros de prazer/recompensa ou “sentir-se bem” do cérebro se acendem quando um alimento delicioso é comido. O consumo da guloseima também é uma atividade de verão que desperta sentimentos nostálgicos que podem colocar um sorriso no rosto e “gás” para o treino. 

E aí, está confiante agora? Quais sorvetes vai querer?

Vá em frente e saboreie aquela casquinha de sorvete, bolinha ou picolé Paviloche. Basta lembrar que há um amanhã, porque ele sempre vem…

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