Paviloche >

Tipos de sorvete. Um tour ilustrado para entender as diferenças

Tipos de sorvete. Um tour ilustrado para entender as diferenças

Gelato italiano, sorvete de casquinha, sorvete artesanal, sorvete premium, sorbets, picolé, iogurte congelado… Quão bem você conhece o seu favorito?

Há varios tipos de sorvete, gelato italiano, sorvete de casquinha, sorvete artesanal, sorvete premium, sorbets, picolé, iogurte congelado… Quão bem você conhece o seu favorito?

Feche os olhos e pense em sorvete. O que vê?

Dependendo da sua preferência e mesmo de onde você mora, essa resposta vai variar. Isso porque o mundo do sorvete é mais diversificado do que a maioria de nós pensa.

Acha que tudo é sorvete de casquinha, macio, doce, incrementado com cobertura? Conheça o iogurte congelado e o gelato italiano; os sorbets, que vêm das frutas e não têm nenhum tipo de gordura (nada de leite); ou a batida de sorvete, refrescante e incrivelmente vitamínica.  

Este é um tour seletivo dos tipos de sorvete que você encontrará aqui ou nas sorveterias, com foco em todas as maravilhosas maneiras de fazê-lo. Guardamos as sobremesas (sundaes, petit gateau e afins) para o outro post; em vez disso, este passeio é sobre o que realmente torna o gelato diferente do sorvete, por que a iguaria láctea é totalmente diferente dos sorbets, e por aí…

Bateu a curiosidade? Então, passe a tela e confira!

Sorvete de casquinha

Um clássico mundial, o sorvete de casquinha também é o que a maioria dos brasileiros deseja quando o clima está escaldante. Ele obtém sua textura super suave do ar que é introduzido à medida que os ingredientes são congelados. Disponível apenas em chocolate e baunilha, geralmente é servido em um cone e depois mergulhado em chocolate ou outras coberturas.

Sorvete premium

Peça um sorvete premium e você receberá uma guloseima celestial. Sua criação tem como base ingredientes selecionados e nobres, consequentemente é mais espesso e denso e leva mais tempo para derreter, o que torna perfeito para um país tropical, abençoado por Deus…

Gelato italiano

O gelato italiano ondula e forma bolas imperfeitas porque, no seu processo de fabricação artesanal, não emprega gordura hidrogenada, nem algum tipo de estabilizante ou emulsificante. O que proporciona sua cremosidade é o volume maior de leite, tendo também um ritmo mais lento de agitação. No gelato, não vai aditivos ou conservantes e mesmo o ovo é muito pouco (ou não há) na sua composição, para que o sabor seja mais intenso e puro.

Sorbet

Não há laticínios ou gordura hidrogenada neste deleite congelado com frutas, tornando mais rico em sabor e nutrientes do que um sorvete tradicional. Assim sendo, ele representa uma ótima opção para sorvelovers que buscam uma dieta menos calórica e pessoas com restrições alimentares.

Picolé

Embora muita gente não saiba, o famoso picolé é um tipo de sorvete, só que apresentado de forma mais prática e em conta. Encontrado em infinitos sabores e misturado com frutas (no estilo dos sorbets), essa tentação no palito é um deleite à base de água que agrada a todas as faixas etárias.

Iogurte congelado

Muito popular nos EUA, o iogurte congelado é um sorvete feito com iogurte em vez de leite e creme. Fazê-lo não poderia ser mais fácil: misture 1L de iogurte com 1 xíc. de açúcar e mexa. Ele não tem que ficar macio; deixe endurecer no congelador e ele pega exatamente como sorvete. Claro, não há razão para deixá-lo tão simples; então use a criatividade na adição de frutas.

Açaí

Nosso último tipo de sorvete neste guia, é uma variação mais recente: de açaí, cujo preparo utiliza uma mistura em pó no sabor da fruta ou a polpa pronta, adoçada com guaraná e água. Há quem prefira também o uso natural da polpa do açaí, com a adição de xarope de guaraná para acentuar o sabor.

Compartilhe nosso post!

28 de janeiro de 2022

Nem só de sorvete vive o homem. Mas bem que não seria ruim, hein? Todo mundo adora sorvete e tem um porquê! Aqui estão as razões para você tomar um hoje.