Paviloche >

Bicho papão da alimentação: realmente o sorvete é ruim para o corpo humano?

Bicho papão da alimentação: realmente o sorvete é ruim para o corpo humano?

Açúcar foi o bicho papão da alimentação dos anos 2000. A novidade é o status do sorvete como novo super-vilão do organismo. Então, qual a verdade nisso? O sorvete é ruim para o corpo?

Açúcar foi o bicho papão da alimentação dos anos 2000. A novidade é o status do sorvete como novo super-vilão do organismo. Então, qual a verdade nisso? O sorvete é ruim para o corpo?

Ultimamente, parece que estamos no meio da fobia de açúcar. Dependendo de quem ouvir, sorvete ou um mousse inclusive podem soar como “bicho papão”. E, para ser justo, não é sem uma dose de razão. 

A mídia popular, organizações de saúde e especialistas em nutrição pedem que comamos menos açúcar, gordura trans e até carboidratos. Afinal, esses elementos estão relacionados à epidemia de obesidade, diabetes, doenças do coração, intestino e cérebro.

Contudo, em vez de julgar os alimentos por tudo o que eles têm a oferecer, o medo de um monstrinho açucarado bagunça nosso discernimento, estreitando-o com base em uma ou duas coisas caracterizadas como “boas” ou “ruins” para o corpo humano. 

Bateu a curiosidade? Suba a tela para conhecer o outro lado da história.

Sorvete realmente faz mal para o corpo?

À medida que as pessoas se afastam de refrigerantes, doces e hambúrgueres processados, é tentador encaixar o sorvete no status de super-vilão do corpo e da nutrição. Ok, a iguaria láctea ainda é carregada de açúcar e manteiga, mas comparada aos outros alimentos, incluindo o ovo frito, ela está longe de ser junk food.

Como explicou a nutricionista esportiva, Karen Cristina Ribeiro, em outro artigo, a moderação é a chave e se você está perguntando ao Arnaldo se pode isso, leia os tópicos abaixo: 

1. Ajuda no fortalecimento dos ossos

Sorvete é realmente bom para você! Não, isso não significa tomar um pote de 1,5 litros de Napolitano Paviloche enquanto maratona uma série na Netflix. Mas o consumo consciente dessa guloseima pode ajudar no desenvolvimento e bom funcionamento dos ossos. Do ponto de vista nutricional, o sorvete possui em sua fórmula proteína, açúcar, gordura vegetal ou animal, cálcio, fósforo e vitaminas e outros sais minerais. O cálcio existente em duas bolas, por exemplo, equivale ao que encontramos em um copo de leite.

2. Intestino funciona como um reloginho…

Para quem quer se refrescar nesse verãozão sem precisar pesar a culpa na balança, a melhor dica são os sorvetes de frutas, com baixa caloria e à base de iogurte. Além de serem ricos em fibras, o que prolonga a sensação de saciedade, eles não possuem conservantes, o que colabora para o bom funcionamento do intestino. Mas novamente o bom senso: entidades de saúde têm associado o açúcar trealose a infecções intestinais graves.

3. Faz bem para o coração?

Quando se trata de gorduras trans, é importante observar a quantidade na composição dos sorvetes. Seja ela ou a gordura normal, se consumidas em quantidades acima do ideal, são ruins para o organismo e podem contribuir para riscos à saúde, como o aumento do colesterol (LDL), doenças cardiovasculares e obesidade.

Uma notícia boa? Sorvetes à base de soja, por ser vegetal, podem ajudar a reduzir o colesterol ruim e ainda serem consumidos por pessoas com intolerância à lactose e ao glúten.

4. Nutra o cérebro e refresque as manhãs

Um estudo feito no Japão indicou que tomar sorvete logo após acordar pode trazer efeitos positivos para o cérebro, melhorando o fluxo de informações e a atenção. O problema com a sobremesa no cardápio matutino é que as pessoas geralmente não sabem equilibrar as porções dos alimentos no prato. Mude isso! Sempre que incluir a iguaria gelada no café da manhã, opte por opções mais saudáveis combinadas com frutas. 

5. Veredito

Embora seja importante nos informarmos sobre dados e tabelas de alimentos, não é necessário nenhuma pesquisa para comprovar que doses comedidas de prazer, como um sorvete no fim da tarde, fazem bem também para a alma. Portanto, aproveite o seu Paviloche sabor abacaxi vegano e se delicie sem culpa.

Compartilhe nosso post!

28 de janeiro de 2022

Nem só de sorvete vive o homem. Mas bem que não seria ruim, hein? Todo mundo adora sorvete e tem um porquê! Aqui estão as razões para você tomar um hoje.