Paviloche >

Tomar sorvete doente faz mal? Quando comer e evitar

Tomar sorvete doente faz mal? Quando comer e evitar

Tomar sorvete piora a situação? A resposta curta: Não. Crescendo, você aprendeu que faz mal, mas e se dissermos que em alguns casos, a verdade é o contrário?

Tomar sorvete doente faz mal e piora a situação? A resposta curta: Não. Crescendo, você aprendeu que faz mal, mas e se dissermos que em alguns casos, a verdade é o contrário? 

Quando você sai de uma dor de dente, se recupera de um resfriado ou está com uma dor na garganta, a última coisa que você quer é piorar. 

E, em algum momento na História, as pessoas resolveram acreditar que tomar sorvete seria prejudicial durante os sintomas, fazendo o mito atravessar gerações. 

Resultado, a maioria faz carão para o sorvete quando cai doente.

Afinal, por que acreditamos que o sorvete piora a gripe?

Bem, para falar a verdade, não existe um estudo que comprove que a temperatura no prato influencia na melhora ou piora dos sintomas – sejam eles quentes ou gelados.

A cisma contra o sorvete parece mais se basear no mito de que o frio é o causador ou agravante nos casos de gripe ou resfriado, o que não é verdade. A influenza é a causa.

Outro motivo que estimula essa crença, também pode ser o alívio que trazem alimentos quentes, como a sopa e o chá; mas, honestamente, é só uma suposição dos médicos. Também não é comprovado.

Enfim… a partir do mito da gripe, outras mazelas foram sendo colocadas na conta das refeições geladas (pois é, não foi só o sorvete).

E assim chegamos ao próximo tópico.

Tomar sorvete piora a dor de garganta?

A resposta curta é não. O mito da gripe, aqui, engana do mesmo jeito. Mas e se dissermos que neste caso, a verdade é bem o contrário?

Alimentos frios e cremosos, como sorvete, podem ajudar a aliviar sua dor.

Se você está lutando para comer outros alimentos por causa do desconforto causado pela deglutição, algumas colheradas dessa sobremesa reconfortante poderá fornecer alívio (e calorias) muito necessário. 

Mas, infelizmente, o mimo não curará o que aflige você – especialmente se sua dor de garganta for viral ou bacteriana… 

Tomar sorvete pode fazer meus dentes doerem?

Se seus dentes são sensíveis a quente e frio, tomar sorvete pode ser desconfortável. E existem várias razões para essa sensibilidade, incluindo cáries, esmalte desgastado ou nervos expostos devido à retração das gengivas.

Uma boa higiene oral vai ajudar a prevenir a dor de dente. Mas, se você já tem dentes sensíveis, converse com seu dentista, que pode recomendar os cuidados corretos!

Outra dica para apreciar seu sorvete sem perder o sorriso, é procurar versões sem açúcar ou optar por um gelato com baixo teor de açúcar. Lamber em vez de morder também pode ajudar!

Qual o melhor sorvete para diabéticos?

Aliás, essa pergunta parece com outra do nosso post sobre restrições alimentares. Depois vai lá ver?!

Em todo caso, o sorvete genuíno é obviamente uma má ideia para quem é diabético ou tem alergia ao leite. Aqui no site você encontra várias opções de sorvete ou picolé zero açúcar ou lactose. 

Mas, independente de ser o nosso ou não, sua escolha deve ser por um com menos de 20 gramas de carboidratos em meia xícara e sem adição de açúcar.

Compartilhe nosso post!

28 de janeiro de 2022

Nem só de sorvete vive o homem. Mas bem que não seria ruim, hein? Todo mundo adora sorvete e tem um porquê! Aqui estão as razões para você tomar um hoje.